Sabonete íntimo - porque usar

Pode parecer bobagem para algumas mulheres, mas usar um sabonete específico para a região íntima é a melhor opção para mantê-la saudável, prevenindo infecções, além de poder proporcionar uma maior sensação de bem-estar.

De acordo com a doutora Marair Sartori, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, a manutenção do Ph e hidratação da pele ainda é a grande vantagem do sabonete íntimo. “Por serem detergentes suaves, evitam a remoção exagerada da gordura da pele, que é protetora, e evitam a desidratação”, diz.

Os sabonetes íntimos possuem o pH mais ácido, entre 4,5 a 5, ou seja bem próximo ao pH da pele da vulva, que é acido. Com formulação mais suave, são em sua maioria, compostos por ácido lático, glicerina, ácidos graxos e controladores de pH.  Essa acidez é fundamental para manter o equilíbrio da flora vaginal e proteger a região de fungos e bactérias que podem causar doenças e outros incômodos, como ardência e corrimentos.

“Mulheres que se preocupam muito com odores ou secreções vaginais são candidatas a usar o sabonete íntimo”, acrescenta a ginecologista. Já aquelas com “a pele vulvar sadia, sem histórico de alergias ou de hipersensibilidade, por vezes, não sentem necessidade de usar produtos específicos”, diz Marair. “Mas devem evitar os sabonetes muito alcalinos, que prejudicam a função e desidratam a pele”, acrescenta.


Algumas marcas investem também em extratos naturais adstringentes, como barbatimão, aroeira e até pheromônios para enriquecer ainda mais o produto.

Sabonete íntimo redutor de odores
Apesar de não ser obrigatório seu uso,  escolher um bom produto pode ser uma boa opção. Desde que seja usado corretamente. Na hora do banho, a mulher deve aplicar apenas um pouco de sabonete íntimo na vulva, esfregar suavemente e enxaguar bastante a seguir.
Em relação aos riscos do uso do sabonete íntimo, Marair destaca que o problema ocorre somente quando há uso excessivo, mais do que três vezes ao dia. Ou quando há fricção, esfregação exagerada, pois a remoção da camada lipídica da pele pode causar desidratação e perda da proteção cutânea. O tempo usado na higienização não deve passar de três minutos, no máximo.

Lembrando que o sabonete íntimo deve ser usado apenas na parte externa da vagina!



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.